Biblioteca Virtual de Psicologia do Uruguai é certificada

A Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia, da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia do Uruguai (BVS-Psi ULAPSI Uruguai) foi certificada pela BIREME (Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde), no último dia 10 de agosto de 2012.

A BIREME “é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde e está localizada no Brasil, no campus central da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desde a sua criação, em 1967, conforme acordo entre a OPAS e o Governo do Brasil.[1]

A BIREME desenvolveu o modelo de Biblioteca Virtual, no ano de 1998, modelo este que vem sendo utilizado pela área de Psicologia,  Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi Brasil), desde o ano 2000, sendo expandido para os demais países da América Latina, sob a coordenação da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), desde 2003.

Desde então foram criadas Bibliotecas Virtuais de Psicologia na Colômbia (2005), Peru (2006),Argentina (2007), Uruguai (2011) e Paraguai (2012), formando uma rede temática e regional para reunião, organização e disponibilização de informação de qualidade na área.

As Bibliotecas Virtuais de Psicologia são enlaçadas em uma plataforma de busca integrada, chamada BVS-Psi ULAPSI. O objetivo é a integração e compartilhamento do conhecimento científico e técnico desenvolvido pelos países latino-americanos em uma única fonte de informação de acesso aberto e qualificada para a formação, atualização profissional e apoio à pesquisa em Psicologia.

O processo de certificação confirma que uma BVS foi avaliada pelas equipes da BIREME/OPAS/OMS e que, por respeitar os critérios estabelecidos pelo Modelo da Biblioteca Virtual em Saúde para gestão e publicação de informação em saúde, foi considerada como referência para outras iniciativas da Rede BVS.

“É importante destacar que a certificação de uma BVS pressupõe um compromisso das instituições cooperantes de garantir a qualidade de seu conteúdo e a continuidade e atualização permanente de suas fontes de informação.” Informa o site da BIREME.

Rumo a certificação das demais instancias de Bibliotecas Virtuais de Psicologia.

Por: Maria Imaculada Cardoso Sampaio


[1] http://new.paho.org/bireme/index.php?option=com_content&view=article&id=37&Itemid=55&lang=pt