Iniciativa LILACS Express é atualizada e ampliada

Lilacs-express2LILACS-Express é uma iniciativa de caráter cooperativo que visa diminuir o intervalo de tempo entre a publicação dos periódicos e seu registro na LILACS através do envio dos metadados dos artigos para a LILACS assim que o fascículo seja concluído e enviado para publicação.

Lançada em março de 2003, a iniciativa LILACS-Express incluía primeiramente periódicos das coleções SciELO Brasil e SciELO Saúde Pública e em 2004 foi estendida às coleções nacionais de Chile e Cuba, e depois às coleções temáticas de Odontologia e Psicologia, que utilizam a Metodologia SciELO. Em 2007, foi desenvolvido o sistema LILACS-Express Editor para incluir os periódicos não indexados em SciELO que não adotam esta metodologia. Em 2012, todas as coleções certificadas SciELO foram incluídas em LILACS-Express. Em 2016, o sistema FI-Admin (Administração de Fontes de Informação), passará a ser utilizado pelos editores para envio dos artigos à LILACS, em substituição ao sistema LILACS-Express editor.

A atualização da LILACS Express tem por objetivo fortalecer a LILACS como repositório da literatura técnico-científica em Ciências da Saúde da BVS na América Latina e Caribe.  É resultado do trabalho cooperativo entre editores, rede SciELO, bibliotecas da Rede LILACS e a BIREME/OPAS/OMS, para a efetivação de uma rede eficiente e descentralizada, livre de restrições de espaço e tempo para divulgação e acesso à informação em saúde.

Estas ações são parte do projeto TC-50 entre a BIREME e o Ministério da Saúde. O novo sistema que substitui o LILDBI-Web irá impactar a reavaliação da coleção LILACS, pois provê ferramenta para que todas os periódicos possam cumprir a determinação de acesso aberto da LILACS, em vigor desde 2005.

É importante salientar que LILACS-Express não é uma base de dados, mas uma forma mais rápida de incluir dados na LILACS, sempre fornecendo acesso ao texto completo do documento. Todos periódicoLILACS podem participar da iniciativa LILACS-Express e depositar o PDF do texto completo dos artigos ao registrar os metadados.

O desenvolvimento do módulo LILACS-Express Editor no sistema FI-Admin seguirá o seguinte cronograma:

  • Até 10/05/2016 – Testes e validação interna para liberação do LILACS-Express Editor
  • 10-24/05/2016 – Testes e validação do sistema LILACS-Express com editores LILACS
  • 24/05/2016 a 15/06/2016 – Testes e validação do sistema LILACS-Express com Centros Cooperantes LILACS
  • 15/06/2016 – Inclusão de editores brasileiros em LILACS-Express FI-Admin
  • 27/06/2016 – Comunicado a Coordenadores LILACS da AL&C e coleções temáticas para envio de convocatória aos editores LILACS de suas redes para adesão ao sistema LILACS-Express FI-Admin
  • 15/07/2016 – Encerramento do antigo sistema LILACS-Express Editor e redirecionamento para FI-Admin
  • 18/07/2016 – Envio de convocatória a editores LILACS de rede AL&C e temáticas por parte de BIREME para adesão a LILACS-Express em FI-Admin
  • Final de 2016 – Reavaliação da coleção LILACS com relação à disponibilização em acesso aberto dos artigos.