Participe: Questionário de Diagnóstico para o desenvolvimento de competências para a Rede de Referencistas da BVS

A BIREME/OPAS/OMS em cooperação com o Ministério da Saúde está realizando um diagnóstico de capacidades da Rede BVS Brasil que permitirá a elaboração de um plano de ação colaborativo e participativo para o desenvolvimento de competências visando a conformação de uma rede de bibliotecários de referência na área da saúde, a Rede de Referencistas.

Convidamos a responder as questões disponíveis em https://goo.gl/forms/8HLkF9I5POhmqDlj1, o tempo aproximado para as respostas é de 20 minutos.

Mais esclarecimentos sobre a Rede no corpo do questionário. Receberemos as respostas até 30 de setembro de 2016.

Sua participação é muito importante!

Qualquer dúvida, por favor nos contate no e-mail online@bireme.org.

 


O que é a Rede de Referencistas?

O acesso a informação em meio eletrônico ampliou significativamente a possibilidade de recuperar informação por meio das buscas bibliográficas. Esses sistemas de informação possibilitam o planejamento de estratégias de busca com maior nível de complexidade envolvendo vários aspectos.

As estratégias de busca são regularmente desenvolvidas por profissionais da informação em cooperação com especialistas das áreas pesquisadas, integrando o serviço de referência no que diz respeito a recuperação de informação específica e qualificada. Outra aplicação prática das estratégias de busca é no desenvolvimento dos estudos de maior nível de evidência como as Revisões Sistemáticas, Avaliações Econômicas e de Tecnologia promovendo a recuperação da informação para o processo de decisão em saúde informada por evidências.

Para elaboração, atualização e registro das estratégias de busca geradas no âmbito da BVS, e com apoio do Ministério da Saúde, foi criado pela BIREME o Repositório de Estratégias de Busca na BVS (http://bvsalud.org/queries) onde estão registradas as estratégias de busca e os metadados mínimos para sua descrição permitindo o compartilhamento e documentação.

Dado a disponibilidade do Repositório de Estratégias de Busca na BVS e a necessidade de promover uma gestão cooperativa favorecendo a troca de informação e experiência entre a Rede BVS Brasil, as seguintes ações estão sendo propostas:

a) Identificar pontos focais (bibliotecários) na Rede BVS Brasil para conformar a rede de bibliotecários estrategistas;

b) Promover a capacitação de bibliotecários em elaboração de estratégias avançadas de busca de informação;

c) Promover o registro participativo de estratégias de busca no Repositório

Como primeiro passo, estamos realizando um diagnóstico de capacidades da Rede BVS Brasil que permitirá a elaboração de um plano de ação colaborativo e participativo para o desenvolvimento dessas competências e conformação da Rede de Referencistas.

O diagnóstico conta com 4 seções, incluindo esta apresentação e leva aproximadamente 20 minutos para ser preenchido.

Muito obrigada por sua participação!

Secretaria Executiva

Ministério da Saúde e BIREME|OPAS|OMS