Save the date! 04 a 06 de dezembro de 2018: CRICS10 e BVS7 em São Paulo

CRICS10-BVS7_logoA 10° edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10) e a 7° edição da Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS7) serão realizadas em São Paulo nos dias 4 a 6 de dezembro de 2018. É esperada a presença de aproximadamente 500 (quinhentos) participantes provenientes de instituições que atuam em rede com a BIREME/OPAS/OMS no desenvolvimento de projetos, produtos e serviços que contribuem com o acesso à informação científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe (AL&C), além de outras regiões.

 

O tema do congresso é “Rumo ao alcance da Agenda 2030: contribuições da evidência e do conhecimento” e tem como principais eixos temáticos: (1) Inovação e Saúde Digital; (2) Gestão da informação; (3) Gestão do conhecimento; (4) Políticas, estratégias e decisões informadas por evidências; (5) Intersetorialidade; (6) Pesquisa e comunicação científica; e (7) Ciência aberta.

 

O CRICS10 será organizado com o apoio dos seguintes Comitês que contarão com especialistas representantes das instituições que atuam em rede com a BIREME:

 

Comitê de Honra – O Comitê de Honra do congresso é formado por personalidades, organizações nacionais e internacionais escolhidas de comum acordo entre a BIREME e a Instituição Coordenadora do Comitê Organizador Nacional. Integram este Comitê a Diretora e Diretor-Adjunto da OPAS/OMS, autoridades do Brasil, ex-diretores da BIREME e outros.

 

Comitê Organizador Internacional – A BIREME preside e coordena o Comitê Organizador Internacional, que tem a função principal de disseminar o Congresso internacionalmente e promover as condições para facilitar a participação de diferentes países e regiões. A instituição líder nos países participa do Comitê Organizador Internacional.

 

Comitê Organizador Nacional – Tem a função de aprovar o programa do Congresso, apoiando a mobilização de recursos, acompanhando sua implementação e promovendo a participação de representantes das instituições do país no Congresso. É coordenado por uma instituição do país anfitrião e tem o apoio operacional da Secretaria Executiva e grupos de trabalho dos diferentes eixos temáticos.

 

Comitê Científico – O Comitê Científico é formado por especialistas em gestão de informação e comunicação científica na AL&C e é responsável pela conformação do programa científico do Congresso, que inclui a definição dos eixos temáticos e subtemas, e a identificação de especialistas ou profissionais com experiência excepcional para atuar como conferencistas no Congresso.

 

Segundo Diego Gonzalez, Diretor da BIREME e Presidente do CRICS10, “esta reunião será uma oportunidade para reunir não apenas nossa Rede cooperante, mas também os usuários de diferentes setores ligados à gestão da informação e do conhecimento em torno dos temas da Agenda 2030. Além disso, será um espaço para reafirmar nosso compromisso com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da América Latina e Caribe, lançado em setembro de 2017 no 53° Conselho Diretor da OPAS/OMS”.

 

Sobre o CRICS

O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS) é dos mais importantes e consolidados fóruns em informação científica e técnica, que proporciona um espaço para discussão sobre questões relevantes sobre a produção e acesso a informação pertinentes para a Saúde Pública nas Américas, estruturado em eixos temáticos. A série teve início em 1992, e desde essa data o evento já foi realizado no Brasil, Cuba, Costa Rica, México e Estados Unidos. O CRICS nasceu como um congresso inovador em campos da informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias da informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e cuidados em saúde.

 

Referências

CRICS9 – http://www.crics9.org/

CRICS8 – http://www.crics8.org/

 

Fonte: Boletim BIREME/OPAS/OMS