Certificação da BVS

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma rede de gestão da informação, intercâmbio de conhecimento e evidência científica em saúde, que se estabelece por meio da cooperação entre instituições e profissionais na produção, intermediação e uso das fontes de informação científica e técnica em saúde, em acesso aberto e universal na Web.

 

A Rede BVS é composta por um conjunto de instâncias que adotam um mesmo modelo de governança e operação. Cada uma das instâncias BVS se desenvolve de forma autônoma, em diferentes âmbitos geográficos, institucionais e temáticos:

 

Instâncias Temáticas Regionais – um conjunto de países assume a responsabilidade de mobilização e coordenação das instituições de uma determinada área temática para operação na BVS.

 

Instâncias Temáticas Nacionais – um conjunto de instituições de um determinado país se reúne para assegurar a representatividade de uma determinada área temática, em âmbito nacional, através da BVS.

 

Instâncias Nacionais – um conjunto de instituições representativas de um determinado país se reúne para assegurar o desenvolvimento da BVS em âmbito nacional, acompanhando também o desenvolvimento das iniciativas temáticas nacionais do país.

 

Instâncias Institucionais – uma instituição de grande produção científica e técnica adota o Modelo da BVS como política e estratégia para gestão da informação produzida institucionalmente.

 

O portal de cada instância BVS tem por objetivo integrar e dar visibilidade às fontes de informação (conteúdos) que são operadas de forma descentralizada pelas instituições que o mantêm.

 

O Modelo da BVS possui um conjunto de metodologias, tecnologias e mecanismos de governança que tem como objetivo garantir a qualidade destas instâncias e a adoção de um modelo único de gestão da informação em saúde, que permita a interoperabilidade entre as distintas fontes de informação, ainda que desenvolvidas e operadas por diferentes instituições.

 

Deste modo, a avaliação de maturidade de instâncias BVS é um processo permanente que identifica o nível de maturidade de cada instância BVS na adoção deste modelo. Por meio da avaliação são observados aspectos relacionados à: governança, organização e atualização de conteúdos, plataformas tecnológicas utilizadas, design e navegabilidade, contribuindo então para a qualidade da instância BVS e seus conteúdos.

Print Friendly