Metodologias e aplicativos

Todas as metodologias e aplicativos que compõem o Modelo da BVS visam promover e apoiar a gestão e operação das fontes de informação de forma descentralizada, por meio do trabalho cooperativo em rede, ampliando a visibilidade e acessibilidade da rede de conteúdos.

O desenvolvimento das metodologias e aplicativos é compartilhado pela rede, de forma descentralizada e colaborativa, sob a coordenação da BIREME, buscando-se envolver e utilizar as diferentes competências instaladas nas instituições nos processos de criação das fontes de informação. O compartilhamento de boas práticas no uso das metodologias e tecnologias no âmbito da BVS valoriza a transparência das interações entre todos os participantes da rede, especialmente pelo uso intensivo dos espaços colaborativos.

Este conjunto de metodologias e tecnologias tem o objetivo de integrar as diferentes redes de fontes e fluxos de informação, promovendo a convergência das redes social, de conteúdos e de ambientes aprendizes e informados das diversas instâncias geográficas e temáticas numa única rede BVS. Para isso, a rede BVS, como uma estrutura coesa, com suas instâncias participantes de uma engrenagem orgânica, adota o conceito central de interoperabilidade na organização das suas fontes de informação.

Não encontrou o que estava procurando? Utilize a caixa de pesquisa na área superior do site ou, para consultar informação de um aplicativo em específico consulte: wiki.bireme.org/pt/index.php/Categoria:Aplicativos

Print Friendly