Gestão de Bases de Dados

O Modelo da BVS envolve a gestão de coleções de literatura científica e técnica e oferece aplicativos de auxílio a este fim:

 

  • Metodologia LILACS e LILDBI-Web

A Metodologia LILACS é um componente da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em contínuo desenvolvimento, constituído de normas, manuais, guias e aplicativos, destinados à coleta, seleção, descrição, indexação de documentos e geração de bases de dados. Seu desenvolvimento foi iniciado em 1985 diante da necessidade de uma metodologia comum para o tratamento descentralizado da literatura científica-técnica em saúde produzida na América Latina e Caribe.

Utilizando esta Metodologia, os países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde criam bases de dados locais e nacionais e cooperam com a alimentação da base de dados LILACS, contribuindo com o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica da Região, no modelo de cooperação técnica estabelecido pela BVS. A Metodologia LILACS inclui, além de normas técninas, guias e manuais sobre critérios de seleção de documentos, descrição bibliográfica, uso do aplicativo LILDBI-Web e indexação de documentos.

O LILDBI-Web é um aplicativo desenvolvido pela BIREME, que visa facilitar o trabalho de descrição bibliográfica, auxiliando o documentalista no processo de criação de um registro bibliográfico no padrão LILACS.  Seu nome vem de LILACS Descrição Bibliográfica e Indexação e o sistema é acessado através de navegadores de internet, por isso web. Os objetivos principais deste aplicativo são: permitir a alimentação descentralizada de bases de dados bibliográficas, a manutenção dessas bases e ainda garantir um forte controle de qualidade dos dados, na entrada e na exportação para LILACS.

Utiliza como pré-requisitos Apache 2.2.x e PHP 5.3.x e possui pacotes para Linux e Windows. É um aplicativo Web de livre-distribuição.

Para mais informações sobre a Metodologia LILACS: clique aqui

Para mais informações sobre LILDBI-Web: clique aqui

Print Friendly