Portal da BVS

A BIREME utiliza ferramentas open source para a criação de portais de Bibliotecas Virtuais em Saúde – BVS, seguindo padrões de arquitetura de informação, acessibilidade e responsividade. Utilizando estes recursos, o portal de uma BVS pode integrar diferentes fontes de informação em um único dispositivo de busca e disponibilizar serviços que facilitam a integração do usuário.

 

 

 

Plugin BVS para WordPress

A plataforma open source WordPress (WP) possui um vasto conjunto de recursos para tornar mais fácil, agradável e atrativa a experiência de publicação na Web. O WordPress conta com grande número de plugins gratuitos que estendem seus recursos e funcionalidades originais e é mantido por uma grande comunidade de desenvolvedores em diversos países.

Para viabilizar a criação de portais de BVS, a BIREME desenvolveu o Plugin BVS para WordPress que é atualizado e aprimorado pela comunidade de desenvolvedores da rede BVS (RedDes) e vem sendo adotado pela rede de instituições parceiras para publicar portais de BVS em substituição ao aplicativo BVS-site.

 

Documentação: 

Download e instalação do Plugin BVS para WordPress:

http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Plugin_BVS_para_WordPress

Informações sobre instalação do WordPress: https://codex.wordpress.org/pt-br:P%C3%A1gina_Inicial

Manual de uso do Plugin BVS para WordPress: http://pt.slideshare.net/ComunidadRedDes/plugin-bv-sparawp

Migração de conteúdo de BVS-Site para WordPress com Plugin BVS:

http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Utilizando_o_script_de_migra%C3%A7%C3%A3o_de_BVS-Site_5.x_para_Worpress

Manual de identidade visual: http://modelo.bvsalud.org/wp-content/uploads/identidadeBVS-pt-2014.pdf

BVS -Site

O BVS-site é um aplicativo desenvolvido pela BIREME para gerenciar o portal de uma Biblioteca Virtual em Saúde permitindo integrar fontes de informação, além de criar e publicar conteúdos para os usuários da BVS. O aplicativo foi descontinuado em 2012, em função de sua substituição pelo Plugin BVS para WordPress sendo sua última versão a de número 5.3.2.

 

Documentação: 

Para mais informações e documentação: http://wiki.bireme.org/pt/index.php/BVS-Site

Print Friendly